Projetos

Documentário “Um Presente a Prova de Futuro”

Através de uma linguagem moderna, o documentário vai levar ao público brasileiro os principais conceitos relacionados ao desenvolvemos sustentável, ancorados nos conceitos da Economia Circular. Uma nova maneira de pensar os valores econômicos e os processos produtivos, eliminando a cadeia linear tradicional (extração, produção, venda/consumo e descarte) e reinserindo todos os materiais utilizados na cadeia produtiva. Trata-se de um novo conceito, já em prática em alguns países e que aos poucos começa a se fazer presente no Brasil.

 

O filme busca compreender, num primeiro momento, a maneira como nós, brasileiros, enxergamos nosso próprio país: nossa relação com o espaço geográfico e produtivo (a ideia de “terras infinitas” e altamente produtivas), de espaço público e privado, coletividade versus individualismo. Entender como nossa tradição cultural e hábitos ajudaram-nos a estruturar nossas cidades, lidando com questões como consumo, lixo, poluição, meio ambiente, transporte etc. Uma análise sobre questões essenciais à vida coletiva, mas pela perspectiva histórica e de formação do povo brasileiro.

 

Nossa equipe viajará também para Holanda a fim de entender como essa mudança de mentalidade, de linear para circular, começa a operar dentro daquelas sociedades. Mais do que comparar os países (o que seria injusto e improdutivo), queremos conhecer exemplos inspiradores (tanto lá fora como aqui, em nosso país) e aprender o caminho das pedras. Mas é imperativo, também, olhar para o passado para entender o presente e pensar o futuro.

 

Nossa idéia, é mostrar na prática, como essa transformação está acontecendo. Para tanto, iremos seguir o cotidiano de uma familia típica holandesa, país que tem incorporando e lidera mundialmente a aplicação da economia circular em todos os seus processos. A ideia é detalhar cada uma das ações realizadas pelos membros da familia no seu dia a dia. Além desse viés, mostraremos cases disrruptivos de startups e empresas, sempre pautadas por alguns dos mais importantes especialistas, muitos dos quais inéditos para nosso público.

 

Patrocinadores confirmados: Ball, Lojas Renner, CMP, Brasilata, Abeaço, Nacional Aços, Thyssenkrupp, Nespresso, Klabin, ABN-Amro Brasil, ReciclaBR e Solví